Consulta de Cabloco

consulta de cabloco

Para o culto dos caboclos quaisquer que sejam suas origens, nos casos de consultas, perguntas e confirmações todas elas devem ser através de uma maçã, onde ela é cortada ao meio, como se fosse consultar com um Obi, as sementes são retiradas, e em cima de um prato branco virgem e/ou em cima de areia nova colhida em beira de rio de água limpa e/ou beira de mar. Então o primeiro passo a seguir é saber qual a origem do caboclo a ser assentado: origem rio, origem mar, ou origem mato.

Caso a origem seja mato: O processo será o seguinte, em seu assentamento levará como elemento principal um coco de sapucaia, e dentro um ota colhido em mata, e ao redor de sua talha que deverá ser de alça, colocar vários cocos de dendezeiro pendurados.

Caso a origem seja rio: O processo será o seguinte, em seu assentamento os elementos principais serão a areia colhida em rio limpo, e ter juntado seixos do próprio rio.

Caso a origem seja mar: O processo será o seguinte, em seu assentamento os elementos principais serão os seguintes, areia colhida em mar limpo, e uma estrela do mar de cinco pontas.

Ainda em seus assentos poderão levar elementos como: 1 ou 3 cabaças pequenas, presas na alça da talha, sempre utilizando para prender elementos como cipó e/ou palha da costa, 1 coité, 1 quartinha de barro, 1 talha com alça, 1 alguidar grande, suas guias (contas de caboclo ) flechas e bodoque e penas de peru.

Nos casos de assentamentos de Caboclo da linha de Boiadeiro, Laje Grande e Mineiro. Deverá levar sempre elementos como: Cordas, Cipó, Elemento de couro e 1 Pata de boi.

E todos estes elementos serão lavados em água de Jurema, e todos elementos arrumados dentro do alguidar por cima da areia.