ÈLÁ O princípio

ela-o-principio

O que é ou quem é ÈLÁ?

O que é?

É o princípio da ordem o qual mantém o mundo acertado e em ordem ÈLÁ veio para a terra no ODU de OBARA OYEKU. Tentaremos passar para todos os significados deste princípio primordial que se chama ÈLÁ e que, sem ele, nosso mundo seria um caos total. Vamos ver por que.

A tradição oral nos passa que ÈLÁ é um princípio espiritual que não teve espaço para se tornar conhecido, pois foi dominado historicamente pelo aumento do número de divindades e senhores da cultura Yoruba. Em função disso ÈLÁ não foi definido.

Na tradição oral existem muitos que dizem que ele é um dos muitos nomes atribuídos à IFA (ORUNMILA), e é descrito como o principal entre eles ” ou que ” é o seu empregado de confiança”. Essas afirmações tem um fundo de verdade.

Existe uma forte ligação entre ÈLÁ e ORUNMILA, pois se ÈLÁ é o princípio da ordem, da retificação de destinos infelizes, ORUNMILA precisa deste princípio para cumprir o seu papel de grande preservador da felicidade e retificador de destinos infelizes, uma vez que podemos dizer que ordem significa felicidade, harmonia, paz e desenvolvimento. ÈLÁ é chamado de “aquele que mantém o mundo acertado”. Assim, podemos até fazer uma reflexão no sentido de que ÈLÁ  é um princípio primordial onde ORUNMILA tem a sua origem. Podemos afirmar, portanto, de forma inquestionável, que ÈLA é uma emanação direta de OLODUNMARE.

ÈLÁ é chamado pela tradição oral de ÈLÁ OMO OSIN – “ÈLÁ é o preferido de OSIN” – o que é OSIN ? Para o Yorubá, OSIN É O LÍDER DOS LÍDERES, ou seja, OLODUNMARE.

De acordo com a tradição, ORUNMILA desceu à terra para colaborar com ORISA-NLA nos afazeres de organizar a terra e colocar todas as coisas nos seus devidos lugares (ordem), logo, ÈLÁ seguramente estava presente. A história do ODU ODI IWORI;

ÈLÁ IWORI é quem salva o mundo da ruína
Quando o mundo de OBA LUFE tornou-se confuso
ÈLÁ IWORI é aquele que restaurou a ordem
Quando os depredadores de AKILA deterioram a cidade
ÈLÁ IWORI é aquele que acertou as coisas para o povo,
Quando o dia virou noite na cidade de OKEREKESE (Egito)
E os sábios do lugar foram desviados.ÈLÁ IWORI foi aquele que trouxe a ajuda de OLUYORI, seu rei, como remédio,
Quando ELEGBARA planejou virar o mundo de cabeça para baixo,
ÈLÁ IWORI foi quem o obstruiu,
ÈLÁ IWORI não recebe dinheiro,
ÈLÁ IWORI não recebe OBI
Ainda é ele quem retifica destinos infelizes.

ÈLÁ é um princípio primordial, que estava presente no início da criação, estando no mundo e preenchendo-o de bons trabalhos, estabelecendo a ordem e colocando as coisas em seus devidos lugares, poderemos dizer que em um determinado momento o homem de alguma forma acordou de seu estado de “letargia” em um mundo perfeito e sem atropelos e neste momento se rebelou contra ÈLÁ, o qual foi creditado a responsabilidade de ter retardado o crescimento do mundo e então o difamaram. Em função disso, conta à tradição que ÈLÁ se ofendeu e ascendeu aos céus através de uma corda esticada. Foi somente assim que os habitantes do mundo perceberam que era realmente impossível viver sem ÈLÁ e assim, desde então, se tem rezado por suas bênçãos.