Por que Nanã não pode usar ade em sua cabeça.

porque-nana

Muitas pessoas não sabem por que Nanã não pode usar ade em sua cabeça e muitas vezes vemos isto em casas de asé por aí, mas qual o motivo.
Nanã não usa Ade coroa, pois Osunmaré seu filho a usurpou tornando-se o Orisá patrono dos ewe-fons (Jèjé). Há duas versões: uma é a que Osunmaré era ressentido por ter nascido com o dom da beleza e ao mesmo tempo converter-se em cobra, impossibilitando-o de relacionar-se com alguém, e creditava culpa ao ventre “imperfeito” de sua mãe (já que antes tinha gerado Obaluwaiye, coberto de chagas!). Irado, assumiu sua forma animal e começou a perseguir e matar os súditos de sua mãe e só se deteve ao rogo de Nanã ao oferecer-lhe sua coroa, para poupar seu amado povo e reino. Desde então, Osunmaré reina absoluto entre a maioria das nações Jèjé. E dizem ser um rei muito melhor, mais próspero, alegre e flexível do que sua velha e austera mãe.
A outra versão se dá onde Obaluwaiye já rei coroado querendo se vingar do abandono de Nanã incita seu irmão Osunmaré, que era servo de Sàngó e vivia como Oluwô (muito bem-sucedido por sinal) a tomar o reino de Nanã dizendo ser justa a vingança, pois além dela tê-lo abandonado, foi graças a ela que Osunmaré foi “dado” a servir Sàngó, para selar uma trégua entre seus reinos e assim reinar a paz, porém sem o consentimento de seu filho-serpente. Osunmaré e Obaluwaiye partem rumo ao reino onde no exato momento Nanã estava sendo entronizada. Ela os recebe muito apressadamente, mais preocupada com seu ade, e os manda sentar junto com os demais convidados, no fim da fila. Nesse momento Osunmaré transforma-se numa gigantesca víbora, multicolorida, que reflete feixes de luz nos tons do arco-íris assombrando e ao mesmo tempo, encantando os fons, que se esqueceram da rabugenta e implacável Ayabá, coroando assim Osunmaré, o orisá-serpente, para sua alegria e alegria de seu irmão Obaluwaiye (que maquinara todo o plano), e do povo Mahí.
E alguns títulos foram atribuído a Nanã devido esta atitude.