QUIMBANDA É PARA QUALQUER UM?

QUIMBANDA É PARA QUALQUER UM?

Saber se qualquer pessoa pode fazer parte da quimbanda é a pergunta que vem crescendo e repercutindo demasiadamente nas redes sociais e em alguns canais de comunicação que falam sobre espiritualidade. Essa é uma pergunta que deixa a curiosidade aflorar. Em primeiro lugar sabemos o que é quimbanda? Sabemos sobre seus ritos, filosofia, ou ate mesmo sobre seu tempo de existência? São perguntas simples, mas também de alta complexidade nas respostas.

A quimbanda é um culto com algumas restrições, bem menos hoje nos tempos atuais. Onde os Mestres, Tatas ou sacerdote podem optar por adeptos ou não. Bem diferente de décadas atrás onde o culto era desconhecido, existiam muitos segredos e totalmente restrito para pessoas que não faziam parte do mesmo, informações sobre quimbanda era quase impossível. Nos tempos atuais temos uma vasta gama de ramificações do culto de quimbanda, onde cada casa abrange as informações cabíveis ao seu templo e ao seu publico presente, seguindo ainda as hierarquias de seus antepassados, mas de forma muito mais natural e aberta. As pessoas que procuram hoje o culto de quimbanda vão mais pela afinidade e cumplicidade com as entidades da esquerda, como dito nos iles que são os guardiões Exus e Pomba Giras, ressaltando apenas que, essas entidades da quimbanda não tem nada a ver com as de outros cultos, ela tem um jeito todo especial de trabalhar que as diferencia dos demais cultos. Porem a quimbanda é diferente de outros cultos que temos no Brasil, muito mais profundo e contem práticas intensas onde exige muito mais de seus adeptos conforme o grau que os mesmos vão alcançando gradualmente com o passar dos tempos, porem nem todos conseguem aguentar certas praticas ou disciplinas que lhes é imposta, pois assim como em qualquer outro culto religioso a quimbanda cobra serenidade, dedicação, postura e muito mais de seus adeptos ou praticantes. Muitos acabam desistindo por não aceitar ou até mesmo por não conseguir levar adiante. Alguns têm uma menção do culto que não existe ou mesmo suas expectativas são lançadas aos ventos, tendo assim o desligamento espiritual, pois suas energias espirituais são incompatíveis. As concepções de ideias e crenças não batem com a realidade do praticante e os mesmos acabam desistindo, pois o culto de quimbanda não irá alimentar ou inflar seu ego e suas vaidades.

Antes mesmo de adentrar a um culto de quimbanda procure conhecer, em termos de informações. Saiba mais sobre o culto, sobre a pessoa que ira lhe ajudar a seguir o caminho da espiritualidade, saiba sobre as regras da casa, pois cada casa deve ter um seguimento e uma regra de funcionamento, tente entender se realmente este é o seu caminho. Evitando assim desordens em sua vida espiritual e que depois você não saia com uma visão distorcida e com preconceitos que poderiam ter sido evitados se você pessoa que quer se iniciar tivesse tido cautela, cuidado e maturidade antes de adentrar a um culto religioso. Tenha sempre uma boa conduta em sua vida espiritual não importa o caminho que deseja seguir seja sempre um bom aprendiz.

 

Saravá !!!!!

Mestre Marcelo Alban