Caboclo é uma mistura de homem branco com o índio, ele é herdeiro do branco, dono de terras e fazendas, o índio por usa vez, é puro e nativo, comedor de carne crua, viviam selvagemente e livres, mas sempre cultuando seus ancestrais.
Quando Cabral chegou no Brasil, já existia o culto da Jurema Sagrada feita pelos índios, pois eles já invocavam seus ancestrais, sendo assim, foram os fundadores do culto antigo, depois de muitos anos que ocorreu a movimentação do culto, a umbanda foi nasceu, e com ela, a primeira entidade, Sete encruzilhadas.
O caboclo Sete encruzilhadas ja trabalhava dentro da jurema, mas ele era cultuado como entidade umbandista, a diferença é que a umbanda sagrada foi fundada pelo Sete encruzilhadas, casando os caboclos.
Não é porque a entidade de jurema foi invocada e trabalha dentro da umbanda, que ele vai receber obrigação de jurema dentro da umbanda, pois sua herança ancestral é de jurema.
Só que se ele foi consagrado na umbanda, a jurema foi esquecida por ele. Ele louva, mas o culto dele é umbanda.
Dentro da Jurema os caboclos são muito importantes e muitos acabam confundindo os índios com os caboclos, o caboclo é o guia do consulente e a proteção dele dentro da jurema.