O poder de Ósàlá
Quando Olodunmare criou os deuses, Obàtálá foi nomeado para agir como seu representante na terra fornecendo-lhe autoridade sobre os outros deuses. Ele ocupa um alto cargo no poder, o cargo de presidente do conselho divino, sua criação vem do sábado, um mito é feito no olho Àbáméta (Sábado), dia das três resoluções. A tradição localiza a casa de Obàtálá em Igbo, eles dizem que sua mãe nasceu em Ifon, onde ela é conhecida como Olofun.
Os Yorubá pensam nele como uma pessoa velha de aspecto venerável, em quem a grandeza é combinada com esplendor, generosidade, más sagrada e autoritária. É a única divindade à qual Èsú não pôde filtrar. Além disso, Obàtálá é notável por sua pureza, ele vive em um lugar de claridade pura e usa um manto branco. Por isso, as pessoas dizem dele:
Imenso em vestes brancas!
Ele dorme em roupas brancas.
Ele acorda em roupas brancas.
Ele se levanta em roupas brancas.
Venerável Pai! Consorte de Yemòwó
Orisá me encanta quando está em cerimônia,
Em um lugar delicioso onde Orisá é colocado no trono.
Obàtálá é o rei da luz branca, geralmente traduzido como o rei das roupas brancas. Obàtálá é considerado o guardião do bom caráter, é também conhecido como Orisá também NLA, é considerado como pai e cabeça de todo o Orisá.
Obàtálá significa Oba-ti-o-nlá (o rei que é grande) ou Oba-ti-ala (o rei que se veste de branco), muitos consideram Obàtálá como símbolo de Olodunmare na terra. Os Orisá referem-se a ele como o agente. Olodunmare deu a tarefa de criar as partes físicas do ser humano, por isso é visto como o escultor divino.
Identificar as vicissitudes de Obàtálá, é complexo, porque o conceito de Ifá Obàtálá abrange um amplo espectro de forças espirituais aos quais nos referimos como Orisas Funfun. A palavra Orisá Funfun significa (consciência guiada pela brancura). Aqui a palavra brancura é usada como um símbolo de elevação espiritual e pureza. A elevação espiritual é o processo de projetar a consciência no futuro, transcendendo as limitações do presente. Funfun é o oposto do conceito de Ifá de Dúdú, que significa negritude. A palavra negritude não tem uma conotação negativa. Em Ifá, a palavra Dúdú ou negrura é uma referência à sabedoria profunda.
Dentro do espectro de forças espirituais, agrupadas sob o título geral de Orisá Funfun, há cerca de uma centena de nomes de louvor para as várias manifestações do manto branco que são considerados aspectos de Obàtálá. Esses vários nomes de elogio variam em significado em todas as diferentes regiões.
A maneira mais simples de abordar esse tópico complexo é entender que Obàtálá é frequentemente chamado de ele. No entanto, o Awò (mistério) de Obàtálá representa claramente Obàtálá como uma força espiritual andrógina. Desde Ifa é baseada na compreensão da criação como polaridade entre poderes de expansão e contração de poderes, representando Obàtálá como um andrógino, sugere que o poder do manto branco cobre ambas as formas de principal força no universo. Essa ideia é consistente com a ciência da física que nos ensina que as ondas de luz formam partículas e ondas. Uma partícula é uma unidade de luz que se move dentro de sua própria fonte, enquanto uma onda é uma partícula de luz que se afasta de sua fonte. Essas duas formas de movimento podem ser descritas como expansão e contração.
Quando nos referimos como a fonte de Obàtálá andrógina de ambas as formas de luz, o termo Orisá-NLA é mais comumente usado. A palavra Òrìsà-Nlá é traduzida como a fonte da consciência que é formada pelo manto branco. Aspecto masculino ou expansivo deste Orisá, e muitas vezes referido como Obàtálá, o que significa Rei do manto branco, ou Oba-NLA que significa Rei de consciência que é formada pelo manto branco. Aspecto feminino ou contracionista deste Orisá é geralmente conhecido como Yemòwó que significa mãe de minhas mãos, o que significa barriga ou Odúduwá gerado personagem.
O termo Yemòwó é geralmente usado em Ifá para descrever a esposa de Obàtálá. Em termos simbólicos, o nome das mães que elogiam minhas mãos é uma referência à capacidade das mãos de lidar com as necessidades pessoais ou profundas de uma pessoa. Se a escrita faz referência frequente à necessidade de as mãos e os pés trabalharem em conjunto.
Alguns nomes de louvores a Obàtálá.
A – kè – bí – àlà: branco radiante.
Elogie-se: Ele, que anuncia o futuro.
Alamorere: O dono do melhor barro.
Oluorogbo: Chefe da medicina da verdade.
Oluwo Igbo: cartomante principal da floresta.
Òòsáá: O espírito da visão mística.
ÒòsÌ Ìgbowújìn: O espírito que vive na floresta distante.
Àrìs à Al ase: O espírito com o poder dos sonhos.
Òrísálá: Espírito que cria a luz.
Òrìsà – og’enia: O espírito que possui humanos.
Oba – i gbó: O rei
Simplesmente Obàtálá. Consiste em tudo aquilo que seja divino, guardião e detentor do maior poder, o ato de criação. Devemos a Obàtálá nossa existência. Reverencia a este ser supremo que tanto ama a criação divina. Obàtálá ser da grande Luz. O branco mais puro.
Assista meu video onde falo sobre Obàtálá
link: https://goo.gl/ehpLzp
Marcelo Alban
Fonte imagem: https://i.pinimg.com/originals/6c/26/9e/6c269ed57278a039d4d32b5abcb8e65f.jpg