Santa Sara Kali Padroeira dos Ciganos
Oração Santa Sara Kali
Tu que és a única santa cigana do mundo.
Tu que sofreste todas as formas de humilhações e preconceitos
Tu que foste amedrontada e jogada ao mar, para que morresses de sede e de fome.
Tu sabes o que é o medo, a fome, a mágoa e a dor no coração.
Não permita que meus inimigos zombem de mim ou me maltratem.
Que tu sejas minha advogada perante a Deus.
Que tu me concedas sorte, saúde e que abençoe a minha vida.
Amém”
Senhora da intuição! Abra a minha mente e os meus olhos interiores. Dá-me a visão necessária para este jogo. Peço aos ciganos da estrada,dos caminhos que me ajudem e me tragam tudo que é necessário saber, para que eu possa ajudar a quem vir me procurar!
Sara Kali
Santa Sara Kali é a padroeira dos roma (ciganos).
O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes é traduzido como “princesa” e outras “senhora”. Já o epíteto Kali deve significar “negra”, da língua indiana sânscrito, por sua tez ser escura. Seu culto se liga ao das Virgens Negras.
As lendas a identificam como a serva de uma das três mulheres de nome Maria que estavam presentes à crucificação de Jesus1 .E algumas lendas dizem que ela era filha de Jesus e Maria madalena.
Algumas falam que ela seria serva e parteira auxiliar de Maria, e que Jesus, por esta tê-lo trazido ao mundo, teria uma alta estima por ela. Outras, que era serva de Maria Madalena. Seu centro de culto é a cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer, na França, conhecida como Santas Marias do mar, onde ela teria chegado junto com Maria Jacobina, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro que eram irmãos e Maxíminio. Eles teriam sido jogados no mar em um barco sem remos nem provisões, e Sara teria rezado e prometido que se chegassem a salvo em algum lugar ela passaria o resto de seus dias com a cabeça coberta por um lenço. Eles depois disso chegaram a Saintes-Maries, onde algumas lendas dizem, foram amparadas por um grupo de ciganos.Desde então canonizada e adorada , por todos os ciganos, protetora e mãe fiel nunca abandona aqueles que pedem com fé .